Samsung Essentials E30: i3 7020U + tela Full HD

Um dos notebooks de entrada de maior sucesso foi o Samsung E34 na versão 2017, oferecendo diferenciais jamais vistos em sua faixa de preço. Porém agora a empresa coreana atualizou sua linha de notebooks, chegando seu sucessor, o Samsung Essentials E30.

Nas próximas linhas vamos conhecer as principais características do Samsung Essentials E30 NP350XAA-KF1BR e descobrir se vale a pena investir no notebook da fabricante coreana.


SAMSUNG ESSENTIALS E30 NP350XAA-KF1BR

  • Intel Core i3 7020U, 4 GB de RAM, 1 TB de HD e Intel HD Graphics 620

Samsung Essentials E30

O Samsung Essentials E30 conta com um display Full HD de 1920 x 1080 pixels retroiluminada por LEDs, o que garante mais qualidade de imagem e também mais área útil de trabalho, já que mais resolução, mais espaço. O acabamento interno é todo em plástico, porém agradável dentro da sua faixa de preço. O design ficou melhor, assim como ele ficou um pouco mais slim.

Ele é muito completo em conexões: 2 USB 3.0, 1 USB 2.0, 1 HDMI, 1 RJ45, além de WiFi AC e Bluetooth 4.2. A bateria tem 3 células 43Wh, o que deve oferecer autonomia na casa das 4 a 6 horas, variando de acordo com o uso. O teclado tem teclas numéricas dedicada e é padrão ABNT2, ou seja, com ç e toda acentuação. Entre os modelos de 15.6 polegadas, ele está entre os mais compactos e ficou bem mais slim: 37,7 cm de largura x 24,8 cm de profundidade e 1,9 cm de altura com peso de apenas 1,9 KG.

CONFIGURAÇÃO DO NOTEBOOK:

  • PROCESSADOR: Intel Core i3 7020U de 2.3 GHz
  • MEMÓRIA RAM: 4 GB
  • PLACA DE VÍDEO: Intel HD Graphics 620
  • DISCO RÍGIDO: 1 TB
  • TELA: 15.6″ Full HD
  • CONEXÕES: 2 USB 3.0, 1 USB 2.0, 1 HDMI, 1 RJ45, além de WiFi AC e Bluetooth 4.2
  • SISTEMA OPERACIONAL: Windows 10 64 bits
  • BATERIA: 3 células 43Wh
  • DRIVE ÓPTICO: Não
  • PESO: 1,9 KG
  • DIMENSÕES: 1,9 cm x 37,7 cm x 249 cm (A x L x P)

ELE É RÁPIDO?

O Samsung Essentials E30 NP350XAA-KF1BR vem com processador Intel Core i3 7020U de até 2.3 GHz e 3 MB de cache, um chip muito eficiente e capaz de oferecer ótima performance para o dia a dia, com uso de planilhas, documentos, pdfs, vídeos em Full HD, edição caseira de imagens e vídeos, navegação com várias abas abertas, etc.

Ele conta com 4 GB de memória RAM DDR4 2400 MHz, mas como tem apenas 1 slot, para upgrade usuário terá que comprar 1 pente de 8 GB, mas inicialmente é melhor colocar um SSD, como o Samsung 850 Evo.


RODA JOGOS?

O Notebook Samsung Essentials E30 vem com um chip gráfico integrado ao processador e com memória compartilhada, então performance gráfica é bem modesta. Mas Intel HD Graphics 620 consegue sim rodar bons games, além de vídeos em Full HD, 4K.

Não é indicada para trabalhos com AutoCAD 3D, edição de vídeo profissional, ou qualquer programa que exija uma placa gráfica dedicada.


VALE A PENA?

O Samsung Essentials E30 oferece uma ótima configuração, chegando com novo i3 7020U de até 2.3 GHz e tela Full HD, o que oferece muito mais qualidade de imagem que os concorrentes com tela HD.

Com preço promocional na casa dos R$1800, o Essentials E30 NP350XAA-KF1BR é um Notebook muito bem recomendado, sendo a melhor compra disparado em sua faixa de preço.



NOTAS

PROCESSADOR - 8.2
MEMÓRIA RAM - 7.5
DISCO RÍGIDO - 8.5
PLACA DE VÍDEO (GPU) - 6.9
BATERIA - 8.5
TELA - 10
CUSTO-BENEFÍCIO - 9.4
User Rating: 2.77 ( 24 votes)

R. Notebooks

Olá, cheguei para facilitar a sua escolha. Estou aqui para te ajudar a escolher bem seu próximo notebook. Por isso qualquer dúvida pode deixar sua pergunta.

Você também vai gostar

42 Comments

  1. Estou procurando um notebook para trabalhar com autocad e sketchup sem ter problemas de lentidão. Vou ter que comprar dois notebooks, então eles teriam que ter um valor entre 1500 e 2000 reais. Existe alguma opção que se encaixe nesse orçamento disponível no mercado?

    Obrigado!

  2. Olá, saberia dizer se assim que comprar o notebook, dá pra fazer o upgrade para um SSD sem perder a garantia? O mesmo pra memória RAM também?

      1. Obrigado pela resposta, este notebook inclusive me surpreendeu bastante no seu desempenho, já consegui rodar jogos como GTA V, Outlast 1 (pra quem já jogou sabe que os gráficos são excelentes), já tô até baixando Battlefield 1 pra testar, e olha que comprei esse notebook por 1664, parcelado em 10 vezes, ou seja, um baita custo benefício.

  3. Para edição de fotos, apenas utilizando o Lightroom (não será minha maquina principal, pois o principal seria meu desktop), pretendo utilizar apenas quando estiver viajando/em outra cidade, esse note da conta do recado?

  4. Olá, boa noite.

    Primeiramente parabéns pelo site, encontro excelentes explicações aqui e fico muito satisfeito pela qualidade dos reviews que encontro.

    Quanto a este modelo em específico, busquei no site da Samsung e outros sites, se o mesmo possui porta M.2, como relatado no Samsung X21. E sobre o processador, alguma objeção quanto ao uso voltado para planilhas, programas de escritório, filmes e séries? A tela é anti-reflexo?

    Agradeço a atenção.

      1. A própria samsung responde, basta entrar em contato com a mesma.

        Resposta do consultor/SAMSUNG
        Olá, tudo bem?
        O notebook E30:
        A porta M.2 do seu aparelho (notebook samsung E30) reconhece SSD NVMe.
        Você pode efetuar esse upgrade em uma de nossa autorizadas, encaminhando o seu aparelho junto ao seu SSD, lembrando que nós não damos garantia de compatibilidade quando adquirido por terceiros.
        Recomendamos que adquira o SSD em uma de nossas autorizadas pois assim podemos fornecer a garantia de compatibilidade com seu dispositivo.
        Segue o link da nossa autorizada:
        http://www.samsung.com/br/support/servicelocation/

  5. Eu acabei de adquirir um E30 e já vou comprar um SSD. Andei vendo o preço no ML com vendedores confiáveis e um Kingston A400 de 240GB está na faixa de R$260,00. É uma boa pedida pra esse Notebook?

    1. Caio,

      Valeu pela correção. Mas como ele só tem 1 pente, para upgrade tem que remover ele, e se comprar de 2400 MHz ou 2133 Mhz vai funcionar normalmente.

      Até mesmo iria funcionar se tivesse 1 2133 Mhz e comprar um 2400 Mhz. O de 2400 Mhz baixaria para 2133 MHz e iria trabalhar normalmente.

  6. Boa tarde,
    Mas considerando a substituicao do HD pelo SSD, no caso desse notebook, dá pra colocar o HD de 1Tb dele num case ? é a melhor opção ?

      1. Entendi,
        Para armazenamento consegui dois SSD de 120, um para o lugar do HD e um para o slot M.2, ainda não instalei mas acredito que, como já foi recomendado, o desempenho vai melhorar bastante.
        A memória RAM seria para um upgrade futuro, se necessário, pois uso somente para trabalho.

        Agradeço a resposta, as dicas e o site são excelentes, o melhor do ramo!

        Muito obrigado.

  7. Comprei um Essentials E30 e substitui o HD por um SSD Kingston de 240Gb. É menos espaço do que o HD original (1 TB x 240GB) mas vale cada centavo!! A máquina fica A JATO, é realmente impressionante a diferença!!! Photoshop abre instantâneo praticamente! E nem penso em fazer update de memória, nem parece que o E30 tem 4GB somente, a velocidade de acesso ao SSD é tão grande que parece que tem 16GB de memória. Troquei o SSD na porta que tem embaixo do E30 para acesso ao HD, foi bem simples. Agora é comprar um case externo para usar o HD como backup.

  8. Adquiri recentemente esse notebook. Bom CxB, porém, tem algumas ressalvas:

    A tela tem uma resolução full HD mas o brilho não é muito forte. Você precisa mantê-la entre 90% e 100% pra ter uma imagem satisfatória;
    O plástico da carcaça é bem rústico. A parte de baixo é bem sujeita a riscos;
    Ele tem uma boa configuração para o preço, mas compre junto um SSD. O HD de 5400 RPM é sofrível. Além de ser um gargalo para o desempenho do notebook, ele fica situado bem abaixo de onde você apoia a mão esquerda, ali fica quente e vibra, por conta do disco;
    O bloatware não é tão invasivo. Só desinstalei o Macfee. Inclusive usei a própria ferramenta da Samsung que vem no mesmo para clonar o HD para o SSD. Super fácil;
    O acesso para upgrade de disco e memória é bem prático.
    Um único slot de RAM é um ponto fraco. Pode ser que precise trocar no futuro. Mas de início o SSD é obrigatório.
    O touchpad tem uma superfície que desliza bem;
    Gostei do gerenciamento de bateria. Ele tem um recurso “trava” o carregamento em 85% e a partir daí, se estiver na tomada, a bateria é desativada e o notebook fica só na corrente AC. Ótimo recurso para preservar a bateria;
    Paguei 1699 nas Americanas, e ainda tive um cashback de 255 reais pelo AME.
    Acho que no final, os prós são maiores, pelo preço que eu paguei ou mais baixo, vale muito a pena.

  9. Boa tarde.
    Comprei este notebook, mas o barulho do HD tem de fato me incomodado bastante, principalmente nas atividades silenciosas. Portanto, estou cogitando seriamente a ideia de comprar um SSD. Só que sou extremamente leigo no assunto, e não sei se conseguiria realizar a troca dos componentes sozinho, apesar de em tese ser de fácil acesso. No caso é só abrir o slot e trocar as peças ? E como eu faço pra passar os dados do HD, principalmente o Windows, para o SSD ? Corre algum risco neste procedimento ? Eu posso comprar qualquer modelo de SSD que funciona ou precisa ser um com dimensões específicas ? Obrigado pela atenção e desculpe por qualquer besteira que eu possa ter falado.

  10. Bom dia. Adquiri este notebook e estou enfrentando problemas com a bateria, toda vez que coloco para carregar aparece a mensagem: conectada, mas sem carregar.

Deixe uma resposta

Close
Close