GPU

Geforce GT 710M é boa?

A Geforce GT 710M vem em alguns notebooks que estão disponíveis no mercado nacional. Os modelos vem com 2 GB de memória dedicada, mas será que essa GPU da Nvidia vale a pena o investimento? Isso é o que vamos abordar nas próximas linhas para você escolher melhor seu próximo notebook.

Geforce GT 710M

nvidia_geforceVamos conhecer suas especificações técnicas e entender melhor essa GPU:

  • Codenome: N14M-GL
  • Arquitetura: Fermi
  • Pipelines (cuda cores): 96
  • Core Speed: 775 – 800 (Boost) MHz
  • Shader Speed: 1550 – 1600 MHz
  • Memory Speed: 1800 MHz
  • Memory Bus Width: 64 bits
  • Tipo de memória: DDR3
  • Tecnologia: 28 nm
  • Lançamento: 01/04/2013

Geforce GT 710M é boa?

Análise técnica dos dados

A GPU 710M é um chip gráfico de entrada e logo percebemos isso pelas especificações. Apesar do lançamento ter sido em 2013, a arquitetura Fermi foi apresentada em 2011. Após isso já temos a Kepler e a Maxwell, o que mostra já uma defasagem da GT 710M. Ela é apenas uma versão um pouco melhorada de chips antigos, mas devido limitações do tempo, não teve grandes avanços.

Se a arquitetura é antiga, outro ponto que agrava isso é o Bus Width de aepans 64 bits, o que limita bastante a performance desse chip, assim como os cuda cores, pois ela possui apenas 96 pipelines.

Ela roda games?

Claro que sim! Atualmente até os chips integrados estão rodando games, como a Intel HD Graphics 4400. Mas é preciso ver suas grandes limitações, pois muitos jogos de 2013 ela não consegue chegar aos 30 FPS no médio, o que já torna a jogabilidade bem limitada.

Reunimos informações sobre os dados de performance da GT 710M em games e para ilustrar melhor, comparamos com a Geforce GT 840M que pode ser encontrada em notebooks na mesma faixa de preço:

graph (1)

Como podemos ver no gráfico acima, a GT 710M já possui uma performance bem limitada, não rodando alguns jogos de 2013 mesmo no médio. Ela só vai conseguir executar bem a maioria dos games atuais com baixa resolução e gráficos com pouca qualidade. Enquanto a GT 840M tem muito mais fôlego.

Vale a pena?

Na hora de comprar um notebook com chip gráfico dedicado é preciso analisar muitas informações e não apenas a quantidade de memória dedicada, pois olhando apenas isso, a chance de errar é muito grande. E é justamente isso que pode acontecer ao levar para casa um modelo com GT 710M, pois atualmente não compensa comprar um notebook equipado com essa modesta GPU. Principalmente porque na mesma faixa de preço encontramos Geforce GT 830M e GT 840M, que são modelos bem superiores.

Se é pra gastar um pouco mais para ter uma GPU dedicada, gaste um pouco mais para levar uma superior ou espere uma promoção de modelos melhores.

Fonte: 1, 2

Tags

R. Notebooks

Olá, cheguei para facilitar a sua escolha. Estou aqui para te ajudar a escolher bem seu próximo notebook. Por isso qualquer dúvida pode deixar sua pergunta.

Você também vai gostar

7 comentários em “Geforce GT 710M é boa?”

  1. pessoal uma duvida off topico, a placa gt 555m roda o novo f1 2016 ? já procurei em todo lugar e não acho uma referencia e estou com medo de comprar e não rodar. Obrigado

Deixe uma resposta

Confira Também

Close
Close
Close