Como utilizar corretamente a Bateria do Notebook

São dicas para preservar a vida útil da bateria do seu notebook!

Muitos usuários de Notebooks ficam perdidos em relação de como utilizar corretamente a bateria do notebook, então hoje vamos ensinar a vocês dicas importantes para prolongar a vida útil da bateria do seu gadget.

Além de prolongar a vida útil, as dicas vão evitar que sua bateria tenha desgaste prematura, então é só conferir as próximas linhas, confira:

COMO UTILIZAR CORRETAMENTE A BATERIA DO NOTEBOOK

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  • As baterias de Lithium Ion Não viciam (antigo efeito memória)
  • A vida útil das baterias é composta por ciclos, que podem variar conforme o modelo (geralmente suportam entre 300 a 500 ciclos)
  • 1 ciclo é gasto quando usuário utiliza a bateria por completo, ou seja, por padrão, vai de 100 até 5% (onde Windows Hiberna automaticamente)
  • Calibração da bateria é o processo onde usuário irá utilizar a bateria de 100% até o notebook desligar sozinho (geralmente quando atinge 5%)

O QUE VOCÊ NÃO DEVE FAZER:

  • Nunca utilize o notebook sempre apenas na bateria. Muitos tem o hábito errado de sempre utilizar o notebook apenas na bateria, sendo que usa até descarregar, conecta na tomada, depois que carrega 100%, remove da tomada e continua utilizando apenas na bateria. NÃO FAÇA ISSO SEM NECESSIDADE! A bateria tem sua capacidade de ciclos, e utilizando dessa maneira, você está gastando ciclos sem necessidade
  • Existem usuários que sempre removem a bateria quando vão utilizar o notebook na tomada… NÃO FAÇA ISSO! Esse procedimento constante poderá desgastar os encaixes da bateria com seu laptop ou pior, o encaixe do notebook

DICAS PARA UTILIZAR CORRETAMENTE A BATERIA:

  • Sempre que tiver tomada por perto, conecte na energia, utilize a bateria apenas quando necessário
  • Faça calibração da bateria uma vez por mês
  • Se for passar longos períodos sem usar o notebook (uma semana ou mais), remova a bateria do aparelho e guarde a mesma com 40% de carga (não é recomendável guardar com 100% da carga)
  • Quando estiver usando o notebook apenas na bateria, EVITE: jogar games pesados, gravar CD/DVDs ou qualquer outro programa pesado que exija muito poder de processamento, pois descargas rápidas diminuem a vida útil da bateria

QUANDO É RECOMENDÁVEL USAR O NOTEBOOK SEM A BATERIA:

  • Notebook está esquentando muito e o calor está passando para bateria, fazendo a mesma aquecer. Nesse caso é extremamente recomendável remover a bateria, pois o superaquecimento da mesma reduz drasticamente sua vida útil
  • Nesse caso deve-se guardar a bateria com 40% da carga (não é recomendável guardar com 100% da carga)

ATENÇÃO: Várias pessoas utilizam seus notebooks sem a bateria (conectados apenas na energia) quando usam o notebook por muito tempo fixo. Esse procedimento Não é errado, porém tem seu ponto negativo, já que a bateria serve como um “nobreak”, o que em quedas de energia segura seu aparelho sem desligamentos inesperados, que pode fazer você perder seu trabalho ou também queimar seu notebook e nesse caso, a garantia não cobre esses danos.

FONTE

Você também vai gostar

17 Comentários

  1. Meu notebook acho que 90% do tempo uso na tomada, quase um desktop, rsrs, é correto? Uso na bateria somente quando levo pra faculdade e eventualmente pro serviço. Ao usar sempre com bateria e com ele na tomada, posso ter prejuízos? Uso Dell gaming 2017, e em jogos ele esquenta, e bateria dele não é daquelas removível, onde só tira encaixe traseiro.

  2. Eu usei o meu direto na tomada por 2 anos, quase nunca na bateria. Mas de repente a bateria parou de funcionar totalmente e o notebook nem reconhece mais. Talvez por eu nunca ter feito a calibração.

  3. “Existem usuários que sempre removem a bateria quando vão utilizar o notebook na tomada… NÃO FAÇA ISSO! Esse procedimento constante poderá desgastar os encaixes da bateria com seu laptop ou pior, o encaixe do notebook”

    “Sempre que tiver tomada por perto, conecte na energia, utilize a bateria apenas quando necessário”

    Não entendi essa parte.

    Você diz para não fazer, mas depois diz que é melhor fazer.

    Agradecido.

  4. Comprei um notebook novo e pesquisando no youtube vi que recomendam fazer o processo de calibração da bateria 3 vezes nos notebooks novos. Procede a informação?

  5. Adquiri um noote DELL 7ª geração em julho de 2017, tenho a certeza que a bateria nao tem 100 horas de uso, esta semana deu pau. Entrei em contato com Tecnico e usaram esse argumento de ciclos de uso. Desconsideracao com o cliente vc paga carro para um determinado produto, somente a bateria original esta entre 400 a 500,oo

    1. Realmente ciclos tem haver em relação ao desgaste. Se você toda vez usa na bateria, vai está sempre gastando ciclos. Algumas pessoas por desconhecer, acaba usando sempre na bateria, só conectando na tomada quando ele descarrega.

      O ideal é fazer o contrário, usar sempre que for possível na tomada. E fazer calibração uma vez por mês.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar