Barulho no HD: isso é problema?

Ultimamente muitos leitores tem enviado vários comentários sobre alguns notebooks apresentando barulho no HD. Mas isso é um problema físico nas unidades? Hoje vamos entender um pouco sobre o disco rígido e se é normal ele fazer ruídos.

O HD é muito diferente de um SSD! Ele possui um disco magnético e uma cabeça de leitura e gravação. Esse disco tem uma rotação, que normalmente em notebooks é 5400 RPM (rotações por minuto), porém tem modelos mais rápidos com 7200 RPM.

Barulho no HD

Conforme você liga o seu notebook, a cabeça de leitura entra em ação, lendo os dados e iniciando o sistema. Quando mais processos, mais ela vai trabalhar. Quando você salva algo, ela faz a gravação no disco rígido. Então note que temos duas partes físicas, um disco em rotação de 5400 a 7200 RPM e a “agulha” fazendo escrita ou leitura de dados. Já no SSD é diferente, não existe disco magnético e muito menos cabeça de leitura, ou seja, sem partes móveis!

É justamente por isso que um SSD não tem ruído algum, ao contrário dos HDs, onde é possível ouvir o barulhinho da agulha no disco.

É NORMAL O HD FAZER BARULHO?

A resposta é SIM! Seu HD não tem problema por estar fazendo barulho. Talvez você se pergunte: mas o meu outro notebook não dava pra ouvir, esse outro dá, certo? Porém mesmo assim isso não significa problemas, mas sim questão de diferenças de funcionamento por conta da marca do disco rígido, pois hoje tem várias, como: Seagate, Samsung, Hitachi, WD, Toshiba, etc.

Porém é claro, barulhos podem indicar que o seu HD tem algum problema sim, mas não necessariamente esse ruído é um problema, como muitos acreditam.

COMO SABER SE O HD ESTÁ COM PROBLEMA?

Se você está suspeitando que o HD esteja com algum problema ou quer tirar a dúvida se esse ruído é normal ou não, use o programa HD Tune. Com ele é possível verificar o desempenho do disco rígido e também o estado de saúde do mesmo.

Recomendamos você executar 3 testes com o programa: Beanchmark, Health e Erro Scan. Após finalizar, compare os resultados de Beanchmark com outros HDs. Geralmente discos com problemas tem resultados bem abaixo do normal. Já em Health, se estiver tudo bem, todos os resultados serão OK, enquanto em Erro Scan, tudo deverá ficar em verde (esse é o mais demorado dos testes).

Fez os testes? Compartilhe os resultados com a gente postando nos comentários como seu HD se comportou!

R. Notebooks

Olá, cheguei para facilitar a sua escolha. Estou aqui para te ajudar a escolher bem seu próximo notebook. Por isso qualquer dúvida pode deixar sua pergunta.

Você também vai gostar

4 Comentários

  1. valeu, estava justamente passando por esse problema comparando quando meu pc antigo.

    em relação a esquentar, tem problema?

    senti que o dell novo que eu comprei (a20p) esquenta muito mais um acer que eu tinha, na região aonde fica o hd (apoio da mão direita).

    abs

  2. Obrigado pela explicação, de fato o ruído varia de marca para marca e modelo para modelo. Tenho estado incomodado com o do meu notebook 0 km, Seagate de 1TB, e isso vai me forçar a migrar mais cedo pro SSD.

Deixe uma resposta

Confira Também

Fechar
Close
Fechar